Política de Privacidade

Você falou em “Privacidade”? O portal Composições Católicas leva sua privacidade muito a sério, pois acredita ser uma grande responsabilidade receber seus dados pessoais (como por exemplo, seu nome, e-mail etc).

 

Além disso, sempre que nos referirmos a “Titulares”, estaremos nos referindo àqueles que se cadastram no Portal para envio de obra (Usuários), e aqueles que utilizam o portal apenas como ouvintes e/ou estejam em busca de informações relacionadas a música e/ou espiritualidade (Visitantes).

 

Por isso, queremos explicar como e porque coletamos seus dados e de que forma eles serão tratados, armazenados e protegidos, tudo de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD).

 

Para justificar a coleta destes dados, precisamos do seu consentimento nas bases legais da LGPD, ou seja, a sua autorização para que possamos coletar e tratar seus dados pessoais para que consinta de forma livre, clara, informada e possamos manter conosco o registro dessa autorização.

 

Além disso, respeitamos a Constituição Federal da República Federativa do Brasil,  e adequamos nossos processos na Lei nº 12.965/2014 também conhecida como o Marco Civil da internet.

 

O Aviso de Cookies, quando instalado no Portal, cumpre o papel de:

 

• Comunicação e informação: pois, comunica aos Titulares que o referido Portal usa cookies e informa suas finalidades e opções de escolha aos Titulares sobre o tratamento de seus dados pessoais, ou seja, deve lhe ser assegurada a possibilidade efetiva de aceitar ou recusar a utilização de cookies.

 

• Registro: Para cada Titular que acessa o Portal, nós criamos um Cookie de Internet (100% anonimizado) e gravamos ele no navegador do Titular, com as opções escolhidas sobre a utilização de cookies.

 

• Controle: Caso esse Titular retorne ao Portal em outra oportunidade, as páginas do Portal acessadas por ele observarão as opções de Cookies definidas pelo Titular.

 

Quando coletamos seus seus dados?

 

O Portal Composições Católicas só faz a coleta direta de dados pessoais em 7 situações:

 

1º. Quando o Titular acessa o Portal Composições Católicas;

 

2º. Quando o Titular acessa nossos serviços e cria uma conta fornecendo seus dados cadastrais para envio de obra. Aceitando também esta Política e nossos Termos de Uso;

 

3º Quando o Titular altera seus dados cadastrais;

 

4º Quando o Titular nos envia um email;

 

5º Quando o Titular nos solicita uma consulta que chamamos de “Requisição de Download”, e, para isso então o Titular deve fornecer seu e-mail para que possamos então atendê-lo;

 

6º. Quando o Titular se inscreve em nossa Newsletter;

 

7º. Quando o Titular interage com o Portal através de redes sociais.

 

Resumindo, seus dados serão utilizados para as seguintes finalidades:

 

a) Manter o Usuário em nossa base de membros caso venha realizar seu cadastro;

 

b) Permitir que nós nos comuniquemos com os Titulares, sempre que necessário;

 

c) Transmitir notícias e informações ao Titular sobre nossos serviços ou atualizações em nossa Política de Privacidade;

 

d) Personalizar, desenvolver e aprimorar os serviços e funcionalidades deste Portal ao identificar e usar as informações que temos sobre o Titular como, por exemplo, recursos mais utilizados, conteúdos que recebem maior interação e suas preferências em relação aos nossos serviços de maneira geral;

 

e) Gerar relatórios estatísticos agregados e anônimos sobre o funcionamento e operações do Portal;

 

f) Realizar entrevistas e pesquisas de satisfação sobre os serviços.

 

Quais dados pessoais coletamos e como são utilizados?

 

Durante o cadastro:

• Nome completo;
• Nome artístico ou pseudônimo;
• Número de CPF ou CNPJ;
• Dados referentes ao registro da obra;
• Endereço de e-mail;
• Telefone;
• Letra da obra;
• Gravação;
• Cifra ou partitura com cifra.

 

A utilização de dados solicitados acima como Nome Completo, CPF ou CNPJ não serão divulgados, exceto por determinação judicial, pois serão, apenas e somente, para conferir se de fato o registro da obra pertence ao autor. Os demais dados serão publicados no Portal para divulgação da(s) obra(s) com o consentimento do(s) autor(es).

 

Os membros da nossa equipe têm acesso a essas informações para oferecer suporte ao Usuário.

 

Durante a navegação no Portal:

 

• Endereço de IP;
• Sistema Operacional;
• Informações sobre o dispositivo utilizado para a navegação;
• Páginas, Artigos e categorias pesquisados ou visualizados;
• Contagem de visualizações;
• Páginas visitadas em outros sites.
• Informações fornecidas pelo Titular, voluntariamente, por meio de redes sociais ou em comentários e avaliações de obras.

 

Caso não queira receber mais nossas comunicações de marketing, você também pode cancelar a assinatura clicando no link enviado junto ao rodapé do e-mail marketing.

 

Como visualizar meus dados pessoais?

 

Após logar-se, clicando no menu “Enviar Obra”, clique no ícone da engrenagem, em seguida, clique em Minha conta. Em cada um desses menus você terá permissão para visualizar e/ou editar seus dados.

 

Mesmo se você optar por excluir seus dados pessoais da nossa base de cadastro, alguns dados serão mantidos durante a navegação na plataforma através de cookies como endereço de IP; informações sobre o dispositivo utilizado para a navegação; páginas, posts e categorias pesquisadas ou visualizadas; contagem de visualizações e páginas visitadas em outros sites.

 

Direitos do Titular de dados pessoais

 

O Titular de dados pessoais possui o direito de solicitar ao Portal Composições Católicas, através do canal específico de tratamento, a qualquer momento, mediante requisição formal, informações referentes aos seus dados através do pop-up da AdOpt.

 

Os Titulares de dados, segundo o texto da LGPD, podem exercer os seus direitos por meio de:

 

• Confirmação da existência de tratamento;

• Acesso aos seus dados pessoais;

• Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;

• Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto nesta Lei;

• Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa;

• Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do Titular;

• Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;

• Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;

• Revogação do consentimento.

 

Como tratamos dados pessoais de crianças e de adolescentes?

 

Queremos deixar claro que se você tem menos de 18 anos, peça para seus pais, ou seu responsável legal para te ajudar com a navegação no Portal.

 

Além disso, é importante para nós que os seus pais ou responsáveis façam parte da experiência dos nossos serviços, como por exemplo a interação com os nossos Avisos de Cookies.

 

Neste Portal deixamos os nossos contatos para que os responsáveis possam também fazer qualquer solicitação de exclusão, detalhamentos ou consulta sobre eventuais dados que possamos ter sobre seu filho(a), através dos e-mails: [email protected] ou [email protected].

 

Política de Cookies e Finalidades

 

Cookies são pequenos arquivos de dados que são colocados no seu computador ou em outros dispositivos (como ‘smartphones’ ou ‘tablets’), enquanto o Titular navega no Portal.

 

Tais dados são coletados para realização de métricas de performance do Portal, captar o comportamento dos Titulares de forma geral e coletar dados de impressão de conteúdo.

 

O Portal Composições Católicas utiliza cookies, pixels, ferramentas de analytics e  outras tecnologias (coletivamente, “cookies”) para reconhecer seu navegador ou dispositivo, aprender mais sobre seus interesses e fornecer recursos e serviços essenciais. O uso dessas tecnologias ainda nos permite:

 

a) acompanhar as preferências dos Titulares para enviar somente anúncios de seus interesses;

 

b) realizar pesquisas e diagnósticos para melhorar o conteúdo, produtos e serviços;

 

c) impedir atividades fraudulentas;

 

d) melhorar a segurança.

 

Categorias de Cookies

 

Pixels: são partes do código JavaScript adicionados em nossas aplicações web ou no corpo de um e-mail, com a finalidade de rastrear coletar informações sobre as atividades dos Titulares, permitindo a identificação dos seus padrões de acesso, navegação, interesse de compras de produtos e para otimizar o direcionamento de conteúdo.

 

Cookies primários: geralmente não podem ser usados para rastrear a atividade em outro Site que não seja o Site original em que foi colocado. Esses tipos de cookies podem incluir informações como credenciais de login, itens do carrinho de compras ou idioma preferido.

 

Cookies necessários: são aqueles utilizados para que o Portal ou aplicação realize funções básicas e opere corretamente, ou seja, sem elas o Usuário não seria capaz de realizar as principais atividades no Portal, aplicação ou serviço, como, por exemplo, não poderá logar-se nem prosseguir para o envio de obra.

 

Cookies não necessários: cuja desabilitação não impede o funcionamento do Portal, incluindo, entre outros, aqueles utilizados para rastrear comportamentos, interesses (como páginas acessadas), medir o desempenho da página (número de acessos), ou serviço, além de exibir anúncios ou outros conteúdos incorporados.

 

Ferramentas de Analytics ou cookies analíticos: essas ferramentas podem coletar informações anônimas sobre a forma como os Titulares acessam este Portal, quais páginas são visitadas, tempo de permanência, sexo, idade, região entre outras.

 

Esses cookies são usados para ajudar o controlador de dados a entender como os Titulares estão utilizando o Portal e a identificar áreas para melhorias e otimização.

 

A ANPD dá aos controladores de dados a opção de classificarem cookies analíticos como essenciais, utilizando a base legal do legítimo interesse.

 

Cookies de rastreamento de comportamento: são usados para coletar informações detalhadas sobre o comportamento do Titular, como histórico de navegação, pesquisas, compras e outras atividades online.

 

Em resumo, enquanto os cookies analíticos são usados para melhorar a experiência do usuário no Portal, os cookies de rastreamento de comportamento são usados para fins publicitários e de personalização.

 

Cookies funcionais: são usados para fornecer os serviços básicos solicitados pelo Titular e possibilitam lembrar preferências no Portal ou aplicação, como nome de usuário, região ou idioma. Os cookies funcionais podem incluir cookies próprios, de terceiros, persistentes ou de sessão.

 

Cookies persistentes: são utilizados para lembrar suas preferências no Portal e permanecerem no seu desktop ou dispositivo móvel mesmo depois de você fechar o seu navegador ou efetuar uma reinicialização.

 

Cookies de sessão ou temporários: são projetados para coletar e armazenar informações enquanto os Titulares acessam o Portal. Costumam ser descartados após o encerramento da sessão, isto é, após o Titular fechar o navegador.

 

São utilizados regularmente para armazenar informações que só são relevantes para a prestação de um serviço solicitado pelos Usuários ou com uma finalidade específica temporária, como ocorre, em geral, com uma lista de produtos no carrinho de um site de compras.

 

Cookies de publicidade: são utilizados para coletar informações do Titular com a finalidade de exibir anúncios. Mais especificamente, a partir da coleta de informações relativas aos hábitos de navegação do Titular. Os cookies de publicidade permitem sua identificação, a construção de perfis e a exibição de anúncios personalizados de acordo com os interesses de quem acessa o Portal.

 

Por quanto tempo meus dados são armazenados?

 

Os dados pessoais continuarão sendo tratados até o Titular nos informar que não mais possui interesse em nossos serviços, ou não desejar receber informações enviadas por nossa newsletter.

 

Seus dados pessoais também serão mantidos durante todo o período que for um membro ativo do Portal Composições Católicas. Ao deixar um comentário neste Portal, você poderá optar por salvar seu nome e e-mail no formulário de comentário. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente quando fizer outro comentário. Estes cookies duram um ano.

 

Quando o Usuário visitar a página de login, definiremos um cookie temporário para determinar se seu navegador aceita cookies. Este cookie não contém dados pessoais e é descartado quando você fecha o navegador.

 

Quando o Usuário fizer login, também configuraremos vários cookies para salvar suas informações de login e suas opções de exibição na tela. Os cookies de login duram dois dias e os cookies de opções de tela duram um ano. Se o Usuário selecionar “Lembrar-me”, seu login persistirá por duas semanas. Se você sair da sua conta, os cookies de login serão removidos.

 

Se o Titular editar um comentário, um cookie adicional será salvo no seu navegador. Este cookie não inclui nenhum dado pessoal e simplesmente indica o ID do post referente ao comentário que o Titular acabou de editar. Este cookie expira depois de 1 dia.

 

Se o Titular deixar um comentário, o comentário e seus metadados serão retidos indefinidamente. Isso é para que possamos reconhecer e aprovar quaisquer comentários de acompanhamento automaticamente, em vez de mantê-los em uma fila de moderação.

 

Para Titulares que se cadastrarem neste Portal, também armazenaremos as informações pessoais que eles fornecem em seu perfil de usuário. Todos os Usuários podem ver, editar ou excluir suas informações pessoais a qualquer momento (exceto que não podem alterar seu nome de usuário).

 

Conteúdo incorporado de outros sites (cookies de terceiros)

 

São cookies criados por um domínio diferente daquele que o Titular está visitando. Decorrem de funcionalidades de outros domínios que são incorporadas a uma página eletrônica, a exemplo da exibição de anúncios.

 

As páginas deste Portal podem incluir conteúdo incorporado (por exemplo, vídeos, imagens, artigos, etc.). O conteúdo incorporado de outros sites se comporta exatamente da mesma maneira como se o Titular tivesse visitado outro Site.

 

Esses Sites podem coletar dados sobre você, usar cookies, incorporar rastreamento adicional de terceiros e monitorar sua interação com esse conteúdo incorporado.

 

Para tanto o Portal Composições Católicas não bloqueia a coleta de dados de alguns cookies de terceiro. Para evitar os cookies de terceiros, que são classificados como categoria de cookies não necessários, basta clicar no botão REJEITAR do pop-up da AdOpt localizado no canto inferior esquerdo deste Portal.

 

Com quem compartilhamos dados pessoais?

 

Para que possamos prestar nossos serviços da melhor maneira possível, podemos compartilhar algumas informações e dados pessoais com cookies de terceiros, nos seguintes casos:

 

• Google Analytics
Classificação: Estatística
Categoria: Cookies Necessários
– Expiração: 24 horas.
– Ferramenta de análise de comportamento dos Titulares neste Portal.
– Você pode acessar a Política de Privacidade do Google Analytics clicando aqui.

 

• Amazon AWS  
Classificação: Marketing
Categoria: Cookies Necessários
– Expiração: Indefinida.
– Divulgação de produtos disponíveis na Amazon por meio de banners e ferramentas de criação de links personalizados.
– Você pode acessar a Política de Cookies da Amazon clicando aqui.

 

• AdOpt
Classificação: Estatística
Categoria: Cookies Necessários
– Expiração: 2 meses
– Plugin responsável por armazenar o consentimento do visitante.
– Você pode acessar a Política de Cookies da AdOpt clicando aqui.

 

• Google Ads
Classificação: Marketing
Categoria: Cookies Desnecessários
– Expiração: 13 meses.
– Rede de anúncios utilizada para campanhas de marketing.
– Você pode acessar a Política de Privacidade do Google Ads clicando aqui.

 

• DobleClick/Google Marketing
Classificação: Marketing
Categoria: Cookies Desnecessários
Expiração: 1 segundo
– Você pode acessar a Política de Privacidade do Google Ads clicando aqui.

 

• Google Ads (Double Click)  
Classificação: Marketing
Categoria: Cookies Desnecessários
Expiração: 2 anos
– Você pode acessar a Política de Privacidade do Google Ads clicando aqui.

 

CloudFlare – Classificação: Necessária
– Ferramenta de otimização de sites, segurança e performance.
– Você pode acessar a Política de Privacidade do CloudFlare clicando aqui.

 

• Google Tag Manager – Classificação: Necessária
– Ferramenta de gestão de tags de terceiros.
– Por ela administramos o bloqueio de cookies de terceiros para este Site.
– Você pode acessar a Política de Privacidade do Google Tag Manager clicando aqui.

 

• Quantcast
Classificação: Marketing
Categoria: Cookies Desnecessários
Expiração: 3 meses
– Você pode acessar a Política de Privacidade do Google Ads clicando aqui.

 

• Zemanta
Classificação: Marketing
Categoria: Cookies Desnecessários
Expiração: 1 ano
– Você pode acessar a Política de Privacidade do Google Ads clicando aqui.

 

• Yandex
Classificação: Marketing
Categoria: Cookies Desnecessários
Expiração: 10 anos e 1 mês
– Você pode acessar a Política de Privacidade do Google Ads clicando aqui.

 

Como exercer os seus direitos de titular de dados?

 

Você pode fazer a solicitação de envio de seus dados e/ou fazer uma solicitação de remoção dos mesmos através do pop-up da AdOpt, clicando em Opt-out, conforme a imagem abaixo:

 

Lá, você terá duas opções: “Baixar meus dados” e/ou “Delete seus dados”.

 

Para as duas opções você deverá inserir o seu e-mail para o recebimento dos arquivos.

 

O pop-up que este Portal se utiliza é um banner de primeiro nível que, ao clicar em REJEITAR, os cookies não necessários serão bloqueados.

 

Também não é possível rejeitar nem desabilitar os cookies necessários no Aviso de cookies pois são essenciais para assegurar o funcionamento da página eletrônica ou para a adequada prestação do serviço. No entanto, como foi dito, bloqueá-los ou desativá-los pode prejudicar a navegação, como por exemplo, não poderá logar-se nem prosseguir para o envio de obra.

 

Portanto ao navegar neste Portal, se o Titular clicar no botão ACEITAR, estará ciente que os cookies funcionais (analíticos e de rastreamento), também estarão trabalhando para coletarem seus dados, permitindo a construção de perfis e a exibição de anúncios personalizados de acordo com os interesses dos Titulares.

 

O que também recomendamos, depois de você utilizar este Portal e caso não queira solicitar seus dados à AdOpt (bem como a remoção dos mesmos), é a limpeza do cache e consequentemente a remoção dos cookies, se você não quiser que seus dados permaneçam em seu navegador.

 

Clique em “Ajuda”, nas configurações do seu navegador, para saber como limpar os cookies e históricos de navegação, ou, para encontrar mais detalhes sobre como limpar os cookies dos navegadores mais populares, clique aqui.

 

Como remover seus dados cadastrais, caso seja um Usuário?

 

Você deverá se logar primeiro e, logado, clicar no ícone de engrenagem. Em seguida, clicar no menu Minha conta:

 

Depois, basta clicar no ícone do cadeado e seguir as instruções conforme a imagem abaixo:

 

E os dados pessoais sensíveis?

 

O Portal Composições Católicas não coleta ou realiza o tratamento de qualquer dado pessoal sensível, como informações sobre a orientação sexual, religião, quadro clínico, filiação partidária, sindical, biométricas entre outras.

 

Mais informações

 

É muito bom saber que Você chegou até aqui! Esperamos que tudo esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza ou concorde, não recomendamos fazer uso deste Portal.

 

Queremos reforçar nosso compromisso, com a privacidade e proteção de dados pessoais dos Titulares que acessam ou fazem uso dos nossos serviços, empregando esforços para resguardar as informações e dados coletados pelo Portal. Agradecemos a preferência.

 

Atenciosamente, Portal Composições Católicas