28º Domingo do Tempo Comum – 2023

 
a festa do rei

“O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho.”

banner cosméticos necessaire

No evangelho deste domingo parece que Jesus entra em contradição quando Ele diz, em sua parábola aos anciãos e sumos sacerdotes, que o rei mandou jogar ao fogo aquele que não estiver com o traje adequado para a festa.

 

Na parábola do bom pastor, Jesus não fala para apascentarmos suas ovelhas? principalmente aquela desgarrada? Então por que o rei deu essa ordem? Na verdade, o rei também convidou os desgarrados quando ele pede aos empregados para convidarem a todos, sejam maus ou bons.

 

Mas mesmo assim, entre os convidados havia um que não quis obedecer a regra para estar na festa, ou seja, não quis vestir o traje que estava sendo entregue aos convidados na entrada, mas quis fazer parte do banquete.

 

O mesmo acontece com esposos ou esposas que não querem assumir o casamento de forma cristã, como, por exemplo, no caso de mulheres feministas da atualidade que só quererem ser servidas e seu bem-estar a todo custo, mesmo que os maridos ‘fiquem na mão’ ou não possam acompanhá-las por alguma razão financeira, por exemplo.

Na bíblia, ser submissa não significa que a mulher deva ser escrava do marido, mas sim respeitá-lo, demonstrar amor, companheirismo e compreensão, assim como os maridos também devem ser com elas. Atender o marido ou vice-versa é servir a Deus.

 

Essa interpretação destaca a ideia de que ambos os parceiros devem se apoiar e cuidar um do outro no casamento. Se alguma coisa está desproporcional a isso, e um dos conjugues ignora o questionamento do outro (assim como o “bicão” da festa ignorou o rei), um deles não está vestindo o traje correto para fazer parte do reino de Deus.

 

Muitos negam o convite de Deus com as desculpas de que seus negócios ou o descanso são prioridades. A missa é a verdadeira festa de Deus para nós, portanto devemos estar sempre alegres quando participamos do Banquete Eucarístico na festa da ressurreição de Cristo.

Artigo baseado na homilia de
Pe. Manoel Corrêa Viana Neto.
Diocese de Campo Limpo,
São Paulo – SP.