Solenidade de São Pedro e São Paulo – 2023

 

“Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.

banner cosméticos necessaire

Neste domingo celebramos a duas colunas da Igreja Católica: São Pedro e São Paulo.

 

São Paulo era um home forte, vibrante e um homem que agia com o coração, e São Pedro foi um grande apóstolo que, assim como Paulo, um discípulo de Jesus. Pedro é a rocha que edificou a Igreja que somos todos nós, ou seja, somos pedras vivas.

 

São Paulo disse, em uma das cartas aos Filipenses, que somos pedras vivas edificadas nesse grande edifício que é o próprio Jesus Cristo. Neste dia também fazemos memória à figura do Papa Francisco que é o atual sucessor de São Pedro.

 

Pedro foi chamado a consolidar a igreja, e Jesus pergunta a Pedro se o ama e, Pedro ao responder que sim, Jesus diz a ele: “Apascenta minhas ovelhas!” cuja missão era de unificar e consolidar a comunidade cristã.

 

Nos dias de hoje para um padre poder celebrar uma missa, muitos cristãos deram suas vidas para que isso fosse possível, porque muitos cristãos foram perseguidos e até hoje, em alguns países, ainda são. Quantos santos e quantos mártires derramaram seus sangues para que hoje pudéssemos celebrar a Eucaristia? São Pedro e São Paulo foram um deles.

 

Por isso, ao participarmos da missa, estamos honrando essas pessoas que morrem por Cristo. São Pedro e São Paulo, assim como muitos outros discípulos, fizeram crescer a comunidade cristã. A missão de um cristão é edificar a igreja e a primeira igreja que devemos edificar é a igreja doméstica, ou seja, a nossa família.

 

A casa de Santa Suzana foi um dos primeiros testemunhos de igreja doméstica, os primeiros cristãos celebravam a missa dentro de uma casa de família. Por isso devemos edificar também os nossos parentes com a mesma fé cristã.

 

Só podemos dizer que somos cristãos se tivermos a mesma fé de São Pedro quando ele afirma que Jesus é o Messias, o filho de Deus vivo. E através dessa resposta que Jesus confirma a Pedro a tarefa de consolidar a igreja, e continua: “Agora Simão tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja”. Por isso os papas mudam de nome quando são escolhidos para essa missão.

 

Nossa missão também é impedir a divisão dentro da Igreja, para ser cristão, não basta ler a Bíblia, é preciso estar também em comunhão com a tradição apostólica, porque os apóstolos, os discípulos e os papas foram quem traduziram a Bíblia através da unção do Espírito Santo.

 

Quando Pedro e Paulo foram pregar ainda não existia o novo testamento porque ele ainda estava sendo construído, mas existia a comunidade Cristã, ou seja, a igreja. A igreja não é feita somente de tijolos, mas de pessoas. Quem surgiu primeiro foi a igreja e depois as escrituras.

 

Através da igreja que os apóstolos e discípulos vão escrever as cartas da sagrada escritura, na igreja sempre houve a necessidade de registrar no papel aquilo que estava sendo vivido pelos cristãos. Hoje a palavra de Deus é celebrada e entendida através dos relatos da história da Igreja.

 

O Papa Francisco, sob a ação do Espírito Santo, vem relatando sobre a importância da ecologia, dos cuidados com a natureza, os modos como devemos agir com o ser humano etc. Ou seja, são vários documentos que nos ajudam a interpretar a vida de acordo com os ensinamentos de Jesus e a vontade de Deus.

São Paulo não viveu na época de Jesus Cristo, era um homem intenso que mergulhava de corpo e alma nas coisas que fazia, mas que, antes de se converter era um fariseu que perseguia os cristãos porque achava que eles estavam contra a lei de Israel. São Paulo chegou apoiar a morte de Santo Estevão.

 

Um dia Jesus alcança Paulo no caminho para Damasco, o faz cair do cavalo e a perder a visão, naquele momento São Paulo passa de perseguidor a cristão assumindo a fé cristã, depois do encontro que teve com Cristo.

 

As vezes Deus permite que tenhamos algum defeito ou limitação, para que lá na frente, Deus se utilize disso para que possamos estar preparados para uma situação parecida. Santo Agostinho dizia que até no mal Deus faz o bem, ou seja, Deus escreve certo por linhas tortas.

 

A desgraça pode se transformar em algo bom a partir do momento que não nos revoltamos, não nos vingamos e continuamos firmes na fé, pois é Deus quem fará a Justiça, está escrito no salmo: “Verás o castigo dos pecadores.” Jesus se utiliza da desgraça de São Paulo, para que ele pudesse levar a fé cristã através de seu testemunho à Ásia, Europa e norte da África.

 

São Paulo quando ensinava o evangelho também era ensinado. Santo Inácio de Antioquia, discípulo de São João, disse em uma de suas frases: “Como é maravilhoso ensinar aquilo que se vive”. É preciso falar de Jesus Cristo às pessoas, mas da maneira que se vive. A evangelização é muito mais eficaz através dos testemunhos do que de palavras.

 

As pessoas precisam conhecer Jesus não só a partir de seus ensinamentos, mas a partir daquilo que Ele faz nas nossas vidas, não fomos nós quem o escolhemos, mas foi Ele quem nos escolheu para que pudéssemos produzir frutos regados com o próprio sangue dos mártires.

 

Devemos buscar viver a fé da nossa igreja católica por mais que digam que ela seja hipócrita, porque a hipocrisia vem das pessoas que são falhas e não da igreja. Em nossos corações ainda há muitas coisas contradizendo com aquilo que cremos, por isso estamos vivendo um processo de conversão, uns em um estágio maior, outros em um estágio menor, mas nem por isso deixamos de ser católicos.

 

Nossa igreja tem uma tradição de mais de dois mil anos, que passou por várias situações, mas que ainda persiste e nunca deixou de proclamar a palavra de Cristo. Não importa se não vivemos plenamente o evangelho, o que importa é que anunciemos o evangelho.

 

Hipocrisia é quando dizemos que somos cristãos, mas não vivemos o cristianismo, ou proclamamos o evangelho. Outra coisa é quando reconhecemos que somos falhos e mesmo assim anunciamos o evangelho, significa que daí houve uma iniciativa, um esforço.

 

Para Deus isto é glorioso, assim como o grão de mostarda que por mais pequeno que seja, é capaz de se transformar numa grande árvore frutífera. O evangelho de Jesus Cristo não está acorrentado, ou seja, preso pelas nossas fraquezas e nossos pecados, pois é o Espírito Santo quem age por nós.

 

Viver unidos e testemunhar o que Deus faz em nossas vidas, para que outros creiam, é professar a fé de São Pedro e São Paulo. Sejamos servos bons e fieis, e fieis no pouco que Deus nos deu para que assim como Pedro e Paulo, anunciemos as maravilhas de Deus aos necessitados.

 

Artigo baseado na homilia de:
Padre Manoel Corrêa Viana Neto
Diocese de Campo Limpo
São Paulo – SP