Solenidade de Pentecostes – 2023

 
Pentecostes - 2023

“Recebei o Espírito Santo!”

banner cosméticos necessaire

Como é possível dar amor ao próximo? Perdoando, transmitindo e vivendo a palavra de Deus, tendo resiliência, ou seja, a capacidade de superar as dificuldades e fazendo o bem; tudo isso através do amor de Deus e da invocação do Espírito Santo.

 

No evangelho de hoje, Jesus soprou sobre seus discípulos dizendo: “Recebei o Espírito Santo! A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”. Essa foi a primeira missão que Deus deixou para nós, pois só conseguiremos perdoar o próximo através do Espírito Santo, o Espírito de amor.

 

Perdoar não significa apenas aceitar o perdão de quem nos ofendeu, mas também, pedir perdão a quem nós ofendemos; por isso todo cristão deve invocar o Espírito Santo, renunciando o pecado e mantendo o sacramento da reconciliação em dia, a confissão.

 

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, que formam um só e único Deus. O Espírito Santo já agia desde o início da criação, quando Deus falou: “Façamos a Luz!” e em seguida, a Santíssima Trindade criou o universo. O Pai é quem pensa, o Filho é quem fala (a Palavra) e o Espírito é o ar que tange as cordas vocais.

 

Espírito Santo em hebraico significa Ruah, que se pronuncia em forma de hálito. O Pai é o criador, o Filho é o salvador e redentor e o Espírito Santo o santificador. É o Espírito Santo quem nos dá força e discernimento para agirmos de acordo com a palavra de Deus.

 

É ele também quem nos capacita para exercermos as virtudes de justiça, entre as quais a mais importante é o perdão, pois a prática do perdão implica exercer o amor ao próximo, pois perdoar não é um gesto humano, perdoar é um gesto divino, sagrado, que exige doação de si para o outro.

 

Per-do-ar, a sílaba per é um prefixo que significa: muito. Perdoar não é apenas praticá-lo com palavras, mas sim de coração e alma, e também, precisamos ter vivido a experiência do perdão de Deus em nossas vidas, ou seja, devemos nos perdoar primeiro para perdoarmos o irmão.

 

Basta olharmos para cruz para experimentarmos o perdão de Deus em nossas vidas, pois Jesus, na cruz, deu tudo de si por nós; e esse Deus olhou para nós com amor e benevolência sem ressentimentos. O Espírito Santo nos foi dado em nosso batismo, por isso devemos colocá-lo em prática invocando-o.

 

Se há um ambiente que possa restaurar um matrimônio em crise, este ambiente é a cruz de Jesus Cristo, através da prática do perdão e da reconciliação. O matrimônio é um dom de Deus onde, através deste exemplo, muitos são convertidos.

 

O matrimônio deve ser alicerçado na força do Espírito Santo, pois com ele nenhum mal será capaz de abalá-lo, como por exemplo as tentações do demônio nos dizendo, o tempo todo, que não vale a pena perdoar; pois onde há divisão não há o Espírito Santo. Com o Espírito Santo o casal será capaz de morrer um pelo o outro.

 

A torre de Babel é uma passagem do antigo testamento onde um homem, com a intenção de ser como Deus, quis construir uma torre que chegasse até o céu, porém houve uma confusão de línguas entre eles e aquela torre acabou sendo demolida.

Na primeira leitura, Deus, através do Espírito Santo, restaura a confusão de línguas e a unidade quando os discípulos saem para anunciar o evangelho, e todos os povos daquela região conseguem se entender.

 

A unidade é o amor. O maior pecado do ser humano é não acreditar em Deus, pois com isso ele estará se condenando porque não acredita na salvação, apesar disso não ofender a Deus. A maior ofensa a Deus é a quebra do amor, porque se quebra o perdão, a ternura, os relacionamentos, a família etc.

 

Quando Deus nos criou, Ele quis nos dar a capacidade de experimentarmos o amor na plenitude, ou seja, no sentido da vida, e experimentando esse amor seremos capazes de ser felizes. O amor de Deus nos é dado de forma gratuita, basta praticarmos o perdão para sermos agraciados.

 

Quando alguém nos dá alguma coisa gratuita, ficamos desconfiados e já nos sentimos na obrigação de dar alguma coisa em troca. Deus não quer nada em troca a não ser a nossa alegria e felicidade, por isso também devemos exercer a prática da gratidão. E quem doa também é perdoado, pois é dando que se recebe.

 

Orem, rezem o terço e, se possível, o rosário (4 terços, meditando os mistérios a cada dezena – saiba como rezar o rosário). Em menos de uma hora é possível rezar, de forma mental, o rosário tranquilamente. Pode ser durante uma caminhada de 50 minutos diários, que é o recomendado para manter a saúde física.

 

O Papa João Paulo II (hoje São João Paulo II), disse que praticar algum tipo de esporte é fundamental para uma vida de fé. E isto também é olhar para a cruz.

 

O cristianismo é isto, é a capacidade de perdoar e amar como Cristo nos amou, e se somos capazes de experimentar o amor de Deus em nossas vidas, seremos capazes de transmitir o amor às pessoas e de reconstruir aquilo que foi corrompido pelo mal, reconhecendo nossos erros e nos curvando a Deus.

 

Quantos casamentos não foram restaurados com a prática do perdão, da reconciliação e o propósito de mudanças de vida através do Espírito Santo? e partindo somente de um, ou seja, não devemos esperar isso do outro.

 

O mundo precisa deste exemplo para que ele possa acreditar no amor, mesmo nas nossas limitações e fragilidades, porque todos nós somos pecadores e ainda estamos passando pelo processo de conversão.

 

Mas não devemos esquecer que, mesmo assim, somos chamados a lutar pelo amor porque somos membros do corpo de Cristo e um só é o Espírito. Que o Espírito Santo fortaleça em nós a capacidade de testemunharmos Jesus Cristo ressuscitado através de seus ensinamentos; a Ele seja dada toda honra e toda glória. Amém.

 

Artigo baseado na homilia de:
Padre Manoel Corrêa Viana Neto.
Diocese de Campo Limpo,
São Paulo – SP.