2º Domingo da Quaresma – 2023

 

banner cosméticos necessaire

Jesus é cheio de Luz porque venceu a morte e o pecado. O pecado nos oprime e nos escraviza, então Jesus antecipa sua vitória sobre o mau se transfigurando para que Pedro, Tiago e João pudessem acreditar em sua Divindade.

 

E por que Jesus se transfigurou de modo especial a Pedro? porque quando Jesus disse aos discípulos que seria preso, crucificado e morto, ainda mais na cruz que era um sinal de desonra daquela época; aqueles se escandalizaram, principalmente Pedro.

 

Então Pedro se alegra e diz: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas!” Mas depois Jesus lhes ordena a descerem do alto da montanha para que continuassem com suas missões e não contasse a ninguém sobre essa visão, até a ressurreição do filho do Homem.

 

Devemos falar de Jesus às pessoas e não nos desanimar se formos ridicularizados por isso e, muito mais do que falar Dele, Jesus gostaria que nós o escutemos e o obedecemos, assim como da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, escutai-o!”

 

Jesus fala conosco através da oração, por exemplo, quando temos um sentimento de vingança e nossa consciência nos diz para fazermos o contrário, mesmo resistindo a isso; estamos ouvindo a voz de Jesus.

 

Assim como nós, os discípulos também já tiveram crise de fé. Quando esperamos um projeto de vida e ele não se concretiza, não devemos cair na segunda tentação do deserto quando o demônio diz a Jesus: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo que nenhum mal lhe acontecerá”, ou seja, não é só porque oramos que tudo tem que estar a nosso favor.

 

Mas Jesus reconhece que muitas vezes não conseguimos vencer as tentações por conta da nossa razão humana.

banner Pet shop amazon

Seis dias antes da transfiguração de Cristo, Jesus pergunta aos discípulos: “Quem sou eu?” e Pedro responde: “Tu és o Messias, o Filho de Deus!” Em seguida Jesus lhes revela sobre o martírio que sofreria no futuro e, naquele momento, Pedro não se conforma com a revelação de Jesus e é reprimido por este, porque queria que Jesus desistisse do projeto de Deus.

 

Quantas vezes nos questionamos por fazer o bem a uma pessoa e ela não reconhece? aí vem a tentação nos dizendo: “Desista desta pessoa!” Por isso Jesus, em sua Glória, se transfigura aos discípulos a fim de animá-los, para lhes mostrar que estavam no caminho certo em segui-lo e cumprirem a missão dada por Deus. Por isso não devemos desistir de perdoar e de ter compaixão das pessoas.

 

A transfiguração aparece na quaresma porque, neste tempo de oração e caridade, surgem as tentações e o desejo de desistirmos, pois a nossa vida é assim, ou seja, a vida de um cristão é uma eterna quaresma porque só experimentaremos a glória definitiva quando ressuscitarmos em Cristo Jesus.

 

Mas enquanto estivermos nesta vida devemos lembrar que Jesus é a razão da nossa caminhada, que Ele não desistirá de nós e nos fará Justiça, pois está escrito: “Verás o castigo dos pecadores”. É comum passarmos por tribulações, por isso não devemos desistir de fazer o bem e nem de amar as pessoas, mesmo que sejamos injustiçados por isso.

 

Deus não quer que nos afastemos do outro a não ser que estejamos correndo risco de vida, pois não devemos dar “pérolas a porcos”; mas continuar amando. E amar não significa ter que gostar de seu adversário, sabe como? perdoando e orando pela conversão dele.

 

Jesus se transfigurou para nos dar coragem e esperança, e o Pai se manifestou pedindo para escutarmos e obedecermos a Jesus. É na Palavra, na Eucaristia e na comunidade que escutamos a voz de Cristo.

 

Artigo baseado na homilia de:
Padre Manoel Corrêa Viana Neto.
Diocese de Campo Limpo,
São Paulo – SP.