2ª Semana da Páscoa – 2023

 

Domingo da Divina Misericórdia.

banner cosméticos necessaire

Hoje se finaliza a oitava de Páscoa onde celebramos a vitória da vida sobre a morte e, de acordo com a liturgia, o período pascal se estende até Pentecostes.

 

Devemos perdoar as pessoas porque Deus nos perdoa, pois ao perdoamos, Deus tira um peso de nós. Quando Jesus disse aos discípulos “Eis que vos envio!”, significa que todos nós também somos chamados a perdoar e viver a misericórdia, porque a falta de perdão nos leva à escuridão, e o verdadeiro cristão é a aquele que perdoa.

 

Santa Faustina Kowalska, falecida em 1936 aos 33 anos, teve visões de Jesus Cristo. Este, pedia a ela que escrevesse o que ele dizia, e com isso, Santa Faustina escreveu o livro chamado Diário Espiritual, que fala sobre a misericórdia divina de Jesus.

 

Viver a misericórdia não é tão simples, porque exige de nós a renovação de nossos corações, de sairmos do nosso egoísmo, do pensamento egocêntrico, ou seja, de modo relativamente insensível às preocupações dos outros. Assim, devemos nos projetar no amor ao próximo para vermos que o outro também necessita de nós.

 

Uma sociedade sadia se constrói quando seus membros saem de si e vão ao encontro do outro, isso é a grande misericórdia. E por que nós oferecemos a missa aos nossos entes queridos? porque estamos celebrando o centro da nossa fé, a ressurreição.

 

Apesar do respeito que devemos ter por nossos irmãos espíritas e budistas por crerem na reencarnação, o verdadeiro cristão não a crê porque Cristo ressuscitou, e nossa fé se baseia nesta grande verdade.

 

No evangelho, Jesus reforça a realidade da ressurreição aparecendo a Tomé, porque este havia se decepcionado com a morte de Cristo e, com isso, desistido de sua missão. No evangelho de São João, Tomé é chamado de Dídimo, que significa gêmeo. E quem é o gêmeo de Tomé? Somos todos nós, que muitas vezes desacreditamos no poder de Jesus.

 

Tomé é aquele que desconfia. Muitas vezes achamos que não somos dignos da graça porque não nos valorizamos, e isto está relacionado à falta de humildade e agradecimento, mas quem é filho de Deus merece, não somente o reino de Deus, como também a graça concedida. E agradecimento está relacionado em buscar as coisas do alto (de Deus).

 

Na vida, passamos por situações de altos e baixos, mas Jesus tem um carinho tão extraordinário por nós que não chegará pra você dizendo: “ah você desistiu? não foi fiel a mim? então não é merecedor da graça”; ele fará com você como fez a Tomé, dizendo: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

 

No lado de Jesus saem sangue e água que são considerados os sacramentos da Igreja, e é na igreja que São Tomé teve a experiência da ressurreição de Jesus Cristo, por isso a importância de participarmos das missas aos domingos e em comunidade, porque na comunidade e na família experimentamos o centro da nossa fé.

 

Jesus mostra suas mãos a Tomé porque as mãos simbolizam o trabalho e as atividades apostólicas, pois é na prática do bem e do amor que vamos experimentando Jesus Cristo ressuscitado. Não basta apenas dizer que é cristão se suas atitudes não condizem com sua crença, como por exemplo, desconfiar da graça de Deus ou negar um pedido de caridade a um irmão.

O Cristo ressuscitado tem que ser mostrado ao mundo através de seus ensinamentos. A primeira leitura dos Atos dos Apóstolos diz: “a comunidade cristã era um só coração e uma só alma, colocando tudo em comum e perseverando nos ensinamentos de Jesus.” E isso pode ser vivido na família, já que o mundo não aceita essa prática.

 

E você tem feito a diferença no mundo, trabalhando para que o bem vença o mal? Porque não adianta ficar colocando a culpa na corrupção, em violências, intolerâncias, desastres etc. essas situações podem servir como um grande laboratório, para nós cristãos, que vai além.

 

Os santos da igreja católica entenderam o significado da ressurreição de Jesus Cristo fazendo a diferença, como por exemplo o Beato Carlo Acutis que faleceu aos 15 anos de idade por leucemia e, mesmo com a doença, foi capaz de divulgar, através da internet, 136 milagres eucarísticos de Jesus. Com isso, esse Jovem fez a diferença usando a internet para proclamar o bem.

 

E você, está usando a internet para proclamar o bem? Tem muita gente que só fica divulgando incoerências na internet, no entanto, coisa engraçada até vai, mas com consciência. Inclusive é aconselhável pesquisar a fonte do que você compartilha para não compartilhar fake News, caso contrário, você estará colaborando para a divisão e discórdia.

 

Portanto use os meios de comunicação para semear o bem, pois essa também é uma das missões que Deus nos confiou, e com isso estaremos fazendo a diferença. Deus vai perguntar para nós se o talento que ele nos deu foi usado para o bem, caso contrário, nós mesmos nos acusaremos, porque diante da grande verdade e do sumo bem serão reveladas as mentiras e as incoerências de nossos atos.

 

Por isso é necessário que entendamos o caminho de conversão e vida nova, onde, somente através de Jesus, encontraremos as respostas para as nossas grandes perguntas, pois nossa fé serve para que vivamos neste mundo como ressuscitados e libertos do pecado e do medo de fracassar.

 

Sabemos que amar e ser amado nos faz felizes, mas para amar de verdade, temos que perder, temos que passar pela situação de ser menos para o outro ser mais, diferente do amar na medida em que o outro nos ama. Também não devemos deixar nos escravizar por promessas de felicidade que, na verdade, nos tiram vidas; pois o mundo que avança tanto com as tecnologias, avança cada vez menos.

 

Jesus Cristo morreu para nos mostrar isso: que unidos a Ele nós podemos ter a certeza de que a vida domina a morte, pois sem Ele não conseguiremos ser livres, como por exemplo, não ficar livres de uma doença, mas que a doença não consuma nossas almas.

 

Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos que não estão escritos na Bíblia, mas esses foram escritos para que acreditemos que Ele é o filho de Deus. E para que os discípulos entendessem isso, tiveram que ter uma experiência com Jesus Ressuscitado.

 

Portanto, não se envergonhe por ter uma fé limitada, pois assim como Tomé, todos nós precisamos de sinais concretos para crer, e Jesus não nos julga por essa nossa limitação, pelo contrário, ele nos ama.

 

Artigo baseado na homilia de:
Padre Manoel Corrêa Viana Neto.
Diocese de Campo Limpo,
São Paulo – SP