19º Domingo do Tempo Comum – 2023

 

“Coragem! Sou eu. Não tenhais medo. Vem!”

banner cosméticos necessaire
Assim como Deus deu José a Jesus, Deus nos deu um pai para que, além de nos amar e nos educar, cuide de nós e nos passe os ensinamentos de Jesus. Por isso devemos responder aos nossos pais sempre com amor, por mais difícil que seja.

 

Deus nos ama e ama todos os pais em suas missões, o pai é a cabeça da família e a mãe a coluna, para que ambos devam caminhar juntos na educação dos filhos e nos ensinamentos da fé.

 

No evangelho deste domingo, Jesus manda os discípulos entrarem numa barca e atravessarem o Mar da Galileia à noite, enquanto sobe ao monte para orar. E na madrugada, Jesus vai ao encontro deles caminhando sobe as águas.

 

E Jesus lhes diz: “Coragem, não tenhais medo!” Isso significa que Jesus está sempre conosco mesmo nos momentos de tribulações e que não precisamos nos preocupar se estivermos em conformidade com seus ensinamentos. E assim como fez com Pedro, Ele também nos chama, pois nada é impossível para Jesus.

 

São Pedro, enquanto olha para Jesus, vence as águas, no entanto veio a ventania, ou seja, a insegurança, as tentações, e começa a cair, assim como nós quando perdemos o foco, por isso devemos ter sempre em mente que nosso foco é Jesus.

É quando não confiamos em nossas capacidades e com isso apelamos, buscando segurança muitas vezes naquilo que não é de Deus, como por exemplo na corrupção, ganância, mentira, infidelidade etc.

 

Por isso Pedro estende as mãos para Jesus e lhe diz: “Jesus salva-me!” Então Jesus o segura, mas lhe diz em seguida: “Homem de pouca fé!” Significa que se não fosse o pecado, não deixaríamos revelar o mal que existe em quem amamos e não precisaríamos pedir socorro a Deus.

 

Por isso, um pai que é fiel à família está no caminho certo, ele não duvida da fé. E assim que Pedro sobe à barca com Jesus, o vento se acalma.

 

Jesus veio para que todos tivessem vida e vida em plenitude, muitas vezes Deus permite determinadas situações em nossas vidas para melhorarmos em algo que ainda não foi amadurecido e assim possamos aperfeiçoar a nossa fé e permanecermos em pé sobre as águas.

 

Quem segura nas mãos de Deus, o mar da vida não os afoga. Portanto, com Cristo, nosso guarda de Israel que nunca dorme; somos mais que vencedores!

 

Artigo baseado na homilia de
Pe. Manoel Corrêa Vianna Neto
Diocese de Campo Limpo
São Paulo – SP