Como viver da música

Se você já compõe alguma obra, canta ou toca algum instrumento, sendo profissional ou amador, sabe que isso exige grande dedicação, disciplina e estudo. Mas saiba que o seu talento pode garantir o seu sustento e virar a sua profissão.

 

É possível obter rendimentos com as plataformas de streaming, cachês de shows ou com a disponibilização das suas músicas para uso no audiovisual, por exemplo.

 

No entanto, uma forma bastante rentável de viver do sua obra é através do recebimento de direitos autorais de execução pública.

 

Compor, cantar ou tocar um instrumento é um trabalho como tantos outros e você deve ser remunerado por isso sempre que sua obra for tocada publicamente, seja em uma rádio, um barzinho, uma plataforma de streaming, um show ao vivo ou qualquer outro meio.

 

A recompensa pelo uso do sua obra é garantida através do pagamento dos direitos autorais. A gestão coletiva (associações de música e Ecad) atua para valorizar o trabalho artístico, garantindo que os compositores e demais artistas recebam uma remuneração justa pelo uso de sua criação.

 

 

Como funciona a gestão coletiva:

 

O sistema brasileiro de gestão coletiva é composto por sete associações de música e pelo Ecad. Toda a gestão coletiva atua de forma conjunta para que o trabalho dos compositores seja reconhecido e valorizado por meio do pagamento do direito autoral que é feito através do Sistema ISRC.

 

Conheça as associações:

 

As associações de música Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC administram o Ecad e representam as diferentes classes da cadeia produtiva: compositores, intérpretes, músicos, editoras e produtores fonográficos, que são os titulares de direitos autorais.

 

Elas são as responsáveis pelo cadastro dos titulares e de suas obras, pelo atendimento e relacionamento com os membros associados, pelo repasse dos valores arrecadados pelo Ecad, além da definição das normas de arrecadação e de distribuição dos direitos autorais baseadas em critérios adotados internacionalmente.

 

Fonte: ECAD

Por admin

Posts relacionados

Sistema ISRC – O Que é?